“(...) O primeiro ConversAções¹ foi realizado em setembro de 2014, como parceria entre a pesquisa Arte | Espaço Comum| IntenCidades, o Canto – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, e o Varal – Laboratório de Iniciativas em Design, e teve como convidados os professores da UFC Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva (Lilu) e Pablo Assumpção. O encontro foi
mediado por Sabrina Araújo, integrante do IntenCidades, e contou com cerca de cinquenta participantes.
As apresentações abordaram a potência das artes de existir e resistir no espaço urbano. A partir de uma seleção de trabalhos de artes de rua de referência no mundo, Lilu propôs olhar para a intimidade entre tempo e espaço da arte urbana, em como gra ffiti, lambe e pixo dialogam com questões do cotidiano de uma cidade, entre críticas, subversões e resistências. Das referências internacionais às locais, apresentou intervenções artísticas na comunidade Lauro Vieira Chaves, em Fortaleza, durante as atividades do projeto de extensão Canto (UFC) em 2013, realizadas por de estudantes e moradores. Localizada no entorno do aeroporto, a comunidade foi ameaçada de remoção forçada para a instalação de um veículo leve sobre trilhos (VLT). As mobilizações de resistência dos moradores garantiram a permanência de uma parcela das casas.
Pablo Assumpção discutiu a rua como vontade ativa, entendendo-a como um ato de fala, isto é, uma discursividade e uma materialidade dotadas de força. Refletindo sobre as ressonâncias performativas de trabalhos individuais e coletivos em que o corpo se coloca com vontade de conhecer e experimentar, apresentou performances de artistas nacionais e internacionais que o instigam como artista|pesquisador.
Nesse ConversAções, o encontro com as processualidades das pesquisas e intervenções, apresentadas por nossos convidados, trouxeram à tona implicações entre as artes, em especial, a arte urbana e a performatividade dos corpos em movimento com as ruas e bairros das nossas cidades. Um exercício que nos força a pensar nas dimensões pluridisciplinares que, nas palavras de Guattari (1992, p.7) “consistiria também, no que diz respeito às questões sociais, urbanísticas e ecológicas, em assumir uma dimensão planetária e problematizar as questões locais, a partir de horizontes que levem em conta o conjunto da vida e das relações internacionais”. (...)”
Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva (Lilu) - Doutora em Espacio Público y Regeneración Urbana pela Universidade de Barcelona e professora do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará.
Pablo Assumpção - Doutor em Estudos da Performance pela New York University e professor no PPGArtes ICA UFC.
Sabrina Araújo - Participante da pesquisa IntenCidades. Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutoranda em Comunicação Social(UFC).
____________________________
¹ Texto de apresentação do ConversAÇÕES compõem o artigo “ConversAções: encontros entre as artes, a cidade e a universidade” de autoria de Deisimer Gorczevski e João Miguel Diógenes de Araújo Lima publicado na Revista Vazantes, v. 1 n.2 (2017). Mais detalhes estão disponível em: http://periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/20499/30947